Uncategorized
4ª Edição cartilha da RNP+Brasil: E AGORA, O QUE EU FAÇO? PREVENÇÃO POSITHIVA
Prevenção PositHIVa é uma proposta de autocuidado para viver com HIV/AIDS. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, adotando um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular, alimentação equilibrada, diminuir/evitar (se possível) tabaco, álcool e outras drogas.
Além disso, precisamos de cuidados, em geral, contra a violência, o preconceito e a discriminação. Estamos em busca de nossos direitos como cidadãos e cidadās.
Existem diversas formas de ação para reduzir as situações de risco que enfrentamos diariamente: exposições sexuais desprotegidas, que podem causar uma infecção por hepatites B e C, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis; além de minimizar prevenção da transmissão do HIV, a avaliaçāo de nossas parcerias e práticas sexuais e outras.
Para alcançar uma qualidade de vida melhor podemos mudar alguns dos nossos hábitos, que podem ocupar a mente e estimular o corpo: deixar de ficar parado, arrumar a casa, caminhar, mudar hábitos alimentares, parar ou diminuir o cigarro e o álcool, diminuir ou garantir um uso seguro de outras substâncias em busca de reduzir danos à nossa saúde, voltar a interagir com as pessoas que gostamos e, enfim, viver com HIV, mas não só com ele.
Nós, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS – RNP+BRASIL, acreditamos que o melhor a fazer quando se tem um resultado positivo de HIV em mãos, é manter a calma, procurar informações e apoio para essa nova fase da sua vida. É comum o susto, o medo, a negação, a busca por um culpado. Neste momento, o melhor caminho e o primeiro passo a dar é aceitar o diagnóstico para a dor diminuir. Não é um processo fácil e cada pessoa tem seu tempo e seu jeito de encarar, mas seguir adiante é preciso.
Buscar informação é o passo seguinte, que aliada à aceitação do diagnóstico, nos dá condição de ver uma luz no fim do túnel e entender um pouco o que é viver com HIV ou com AIDS. Até pra pensar o que você vai ter que fazer daqui pra frente. Isso pode mudar muito a sua forma de encarar o tratamento e a sua qualidade de vida. Aceitando o tratamento e confiando na ciência e nos profissionais de saúde que estarão ao seu lado, acompanhando e monitorando como você e seu organismo reagem ao tratamento. E a vida segue. O consultório é o local de falar abertamente o que você sente, quais os efeitos dos medicamentos, como está a sua adesão e a forma como você vivencia esta nova experiência.
Baixe a cartilha aqui!
Projeto da RNP+ Ceará, Núcleo Ceará da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+Brasil) financiado pela GSK Brasil.