NOTÍCIAS

Pessoas com HIV enfrentam dificuldades para receber medicamentos no Ceará

06/02/2019 às 21:51:52

Alguns pacientes do interior do estado que fazem tratamento contra HIV no Hospital São José estão enfrentando certa dificuldade para receber medicamentos, desde que o hospital adotou uma nova norma para conceder as receitas.

Uma paciente do hospital São José há 22 anos afirma que nunca faltou medicamento na unidade de saúde. Mas, há 6 meses, o hospital só autoriza a entrega dos remédios com receita fornecida pelo médico no dia da consulta.

Um informativo fixado na porta do hospital diz que a receita de medicamentos só pode ser solicitada ao médico do paciente durante a consulta. Em caso de perda, roubo ou extravio, é preciso solicitar uma nova guia na consulta seguinte.

Segundo a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Ceará, a norma do hospital tem trazido transtorno aos pacientes do interior. Muitos têm dificuldade para vir à capital, por dependerem do transporte dos municípios. Se por algum motivo perdem a consulta, deixam de receber a guia. E, se conseguem vir numa outra oportunidade, acabam voltando para casa sem o medicamento.

Segundo dados do hospital, entre 2013 e 2017, 1.170 pacientes deixaram de ir ao acompanhamento médico. A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Ceará chegou a solicitar ao hospital a anulação da norma.

Tribuna do Ceará

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios