
Na manhã do dia 12 de setembro estivemos reunidos em roda de conversa com os usuários e profissionais do SAE de Caucaia (há 16 anos acolhendo e cuidando das PVHA).
Dandara (educadora social da RNP+Ceará) fez a apresentação do projeto Ativistas HIV+ no enfrentamento ao HIV/AIDS para contribuir na adesão ao tratamento no Estado do Ceará e falou da importância da adesão. Em seguida, uma profissional pediu para que ela falasse aos usuários o que é a RNP+ Ceará.
Foi explicado que a RNP+ é uma Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, e que o nosso papel é prestar apoio aos nossos pares, fazendo com que eles tenham protagonismo em sua vivência cotidiana e no tratamento para o HIV/AIDS. Que também possam conhecer os seus direitos, enquanto PVHA (pessoa que vive com HIV e AIDS), e que a Rede está presente na maioria dos Estados contando com representantes estaduais.
Vladisgleyson Rabelo (representante Estadual da RNP+ Ceará) apresentou-se e falou da importância da adesão ao tratamento para HIV/AIDS.
Trouxe o tema I = ZERO (carga viral indetectável = zero transmissão do HIV). E mencionou que estar com carga viral INDETECTÁVEL é mais qualidade de vida para as PVHA. Para alcançar o indetectável é fundamental a adesão ao tratamento: “tomar os medicamentos todos os dias, comparecer às consultas regularmente, realizar os exames solicitados, caderneta de vacinação atualizada. É isso que faz com que a gente tenha menos risco de adoecimento”.
Distribuímos os materiais informativos e agradecemos aos usuários e profissionais do SAE CAUCAIA que estiveram com as/os educadores sociais Dandara Albuquerque e Vladisgleyson Rabelo.