NOTÍCIAS

RNP+Ceará volta a denunciar descaso no Hospital São José em Fortaleza

12/02/2019 às 22:50:02

A RNP +CE vem através deste pedir providências por parte do Governador do Estado em relação ao descaso que passam as Pessoas que vivem com HIV acompanhadas no Hospital São José, dito como “Referência” neste atendimento.

Há 06 meses que por determinação de uma NORMA INTERNA da Direção desta unidade de saúde foi suspenso a Entrega de receita de Antirretroviral pelo hospital dia. Segundo a norma, as receitas só serão dispensadas pelo seu médico no dia da consulta, motivo pelo qual muitas pessoas especialmente vindas do interior do estado tem voltado sem receber a medicação, mesmo estocada no interior da farmácia deste hospital.

Desde 24/08/2018 a RNP vem denunciando esta violência ao tratamento dos soropositivos, Já conversamos com a Direção do Hospital, denunciamos a SESA (Secretaria de Saúde do Estado) e nada foi feito para que tal Norma Interna fosse revogada, o que tem deixado várias pessoas voltarem aos seus municípios sem medicação. Hoje mais uma vez fomos procurados pela paciente FLMM. da cidade de Horizonte/CE, que entre tantas outras está há uma semana sem medicação pela dificuldade de chegar a Fortaleza e sua angustia só aumentou ao ser informado que não receberia o remédio por não ser o dia em que seu médico se encontrava no são José, após contato do nosso Coordenador Adjunto Otávio Vasconcelos com o Diretor do Hospital este autorizou que fosse entregue, mais que a RNP teria de divulgar nas nossas reuniões que as pacientes teriam de ter responsabilidades com o tratamento.

As palavras do Diretor nos coloca como Irresponsáveis pelo que deveria ser uma responsabilidade da gestão local que mais parece uma postura ditadora, e criminosa por parte do Hospital que viola Lei federal que diz que retardar atendimento a Pessoas com HIV é crime.

Para além disso temos problemas tão sérios quanto nas dependências do Hospital são José, desde a falta de ventilador e TVs nas enfermarias quebrados há mais de um ano, sem qualquer providência por parte da Direção da unidade, o que tem sido Registro em Redes Sociais (facebook) por parte de pacientes confinados a dias nas enfermarias deste Hospital.

É passado a hora de que o governador do estado não apenas saiba mas que resolva o que não foi feito peloa gestão da unidade que já foi humana e referência de quem vive com HIV no nosso estado.

As pessoas que voltarem do são José sem a medicação, procurem registrar um BO “Boletim de Ocorrência” e de posse deste, procure a RNP para que possamos acionar via judicial o Estado pelo que há meses ocorre no São José ainda sem Resposta.

 

RNP CE 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios