Uncategorized
Comissão e Câmara Técnica do CESAU-CE- Discutem falta de Atendimento a Pessoas com HIV/Aids no HGF.
HGF Se compromete em iniciar o atendimento nesta quinta feira 9 janeiro
2025-01-10 11:48:14 AM
No último dia 03 de janeiro, às 14 horas, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Inter setorial da Pessoa com Deficiência e Patologias (CIPDP) e da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde (CTVS). A pauta principal apresentou a situação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) HIV/AIDS no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Após denúncia da Rede nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids (RNP+CEARÀ) recebida pelo Cesau/CE sobre a falta de atendimento a pacientes com HIV. De acordo com a denúncia o SAE está sem médico infectologista desde o mês julho ocasionando aos usuários PVHA- Pessoas vivendo com HIV/Aids descontinuidade no tratamento, o não acesso a receita e consequentemente o não recebimento da medicação antirretroviral o que provoca adoecimento dessa população, ainda de acordo com a RNP+, tal situação viola pelo menos duas (02) leis federais, 9.313/96 – que garante Antiretroviral a todas as pessoas infectadas pelo HIV, bem como a Lei: 12.984/2014- que diz que retardar atendimento a Pessoas com HIV/Aids é crime. O encontro contou com a presença da direção do hospital, do Secretário Executivo de Vigilância em Saúde (SEVIG), Dr. António Silva Lima Neto, representantes de usuários do SAE/HGF e do Coordenador da Rede de Pessoas Vivendo com HIV (RNP Ceará), Vando Oliveira. Da Representante do MNCP+CE, Orleanda Gomes que relata surpresa e indignação é saber que os responsáveis já sabiam do que estava acontecendo e nada foi feito até a presente reunião, e que há muito a avançar no que se refere a empatia, e responsabilidade no cuidar das pessoas, e essas questões é o que provoca mais de 220 óbitos anual por HIV/Aids no Ceará. Além da participação na reunião de alguns usuários do SAE/HGF sujeitos diretamente afetados.
Durante a reunião, representantes do HGF informaram a atual situação do ambulatório do hospital. Além disso, comprometeram-se a retomar o atendimento regular nas próximas semanas, já As conselheiras membros da comissão se somaram aos usuários, desde sugestão de atendimento na atenção primaria para casos as-sintomáticos, e falas de que “todas as vidas importam”
a partir da próxima quinta-feira, às 13hs, inclusive com o compromisso de atender alguns usuários presentes na reunião com a leitura de exames e dispensação de sua receita como forma de atender de maneira mais ágil as demandas apresentadas pelos usuários.
Como parte dos encaminhamentos, foi agendada uma visita ao HGF. No dia 23 de janeiro de 2025 às 09 hs da manhã, além disso, a comissão propôs manter um monitoramento contínuo dos serviços prestados pelo hospital.
VIVA A VIDA !
RNP+CEARÁ
(85) 3222-1388