06:59:19 01-12-2020
CARTA ABERTA DAS REDES DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS DO CEARÁ
1 DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
“VENCENDO O PRECONCEITO E AMPLIANDO A ASSISTÊNCIA”
No dia Mundial de Luta Contra AIDS 1 de Dezembro as Redes de PVHA- Pessoas vivendo com HIV/Aids do Ceará vem a público . Denunciar o descaso dos nossos governos com a politica de Aids de Fortaleza e do estado.
No Ceará e particularmente no município de Fortaleza, as pautas são praticamente as mesmas nos últimos anos, quando as PVHA- vem denunciando e exigindo uma atenção maior e mais eficaz por parte do gestor estadual e dos gestores municipais:
- Reforma e ampliação do ambulatório do Hospital São José, referência no Estado no atendimento às pessoas com HIV/Aids; não é mais uma Urgência é um Pedido de Socorro não ouvido pelo Governador.
- Os SAE Municipais de Fortaleza que foram na atual gestão Terceirizada e Entregue a Empresas são gerenciados pelas O. S. e pelo ISGH que jogaram dentro das UDM/ Farmácias de Antirretrovirais Profissionais desinformados sem qualquer preparo humano o que tem deixado Dezenas de Pessoas sem a Medicação por ter uma Receita vencida que o paciente não renovou por não ter tido acesso à consulta com seu médico o que viola a Lei 12.984/2014, Um Crime que não é pago pela gestão de Fortaleza mais pelo paciente que é levado mais rapidamente ao adoecimento, internamento e pode chegar a óbito. Também nesse 01 de Dezembro Denunciamos mais Um SAE- Anastácio Magalhães Sem Consultas por falta de Médico que deixou o serviço na última semana como tem ocorrido com vários profissionais nos últimos meses, que são pagos por RPA, que por não tem qualquer vinculo e sem concurso publico para os SAE, ainda sofrem com seus salários meses atrasados.
3 – A Chegada das O.S nos SAE especialmente nas Policlínicas tem barrado o ACOLHIMENTO de PARES onde nós pessoas vivendo com HIV para ter acesso aos serviços para este apoio necessários aos recém- diagnosticados é preciso primeiro Oficiar a SMS pedindo Autorização para que possamos dar este apoio a esses pacientes, Algo já mais visto nos últimos 30 anos de epidemia de Aids no nosso município, Uma postura cruel, perversa e desumana.
4 – O PREFEITO ELEITO NAS ÚLTIMAS 72 HORAS: Foi o Único que Durante todo sua campanha não abriu agenda para receber as Pautas da Aids da Cidade que lhe foi confiada e que Nosso Grito de respeito e pressa neste dia Mundial É também para CONVIDAR o Prefeito Eleito a conhecer a qualidade dos serviços, e principalmente que traga de volta o Programa de Aids Municipal extinto pela atual gestão em 2014.
Nosso 1 de Dezembro neste ano de 2020 será Marcado pela descaso da Prefeitura e a negação do Governo do Estado que mesmo tendo visitado O Hospital são José 11 de Março deste ano e conhecido toda a necessidade de um socorro Urgente, apenas pousou para matéria na imprensa e as PVHA atendidas no ambulatório do São José continuam apenas vivendo com HIV e Morrendo de Aids Pela omissão do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.
NOSSAS VIDAS VALEM MUITO!
MNCP+CEARÁ- Movimento Nacional das Cidadãs Positivas.
RNP+CEARÁ – Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/AIDS
RSP+FORTALEZA- Rede de Solidariedade Positiva.