ARTIGOS

AIDS: Prevenção e Atitude

A AIDS é uma das epidemias que mais cresce no mundo

01/04/2019 às 21:47:01

A AIDS é um tema de conhecimento da população e sua forma de contaminação é igualmente notável. O que mais impressiona é que apesar disso, o número de pessoas contaminadas é assustador, logo, para solucionar esse grave problema é necessário tratar do tema com muita seriedade, objetivando um processo permanente que contemple a educação e conceba as campanhas de prevenção com mais rigorosidade, e que os centros de prevenção e recuperação tenham uma maior participação na mídia divulgando inclusive através de material impresso o que de fato acontece com as pessoas contaminadas. Esse tipo de abordagem contribuirá para que a conscientização seja plena e que as pessoas compreendam que é preciso encarar o problema com a devida responsabilidade e compromisso, agindo sempre com bom senso.

Palavras-chave: Prevenção; seriedade, educação.

Este artigo aborda o assunto HIV/AIDS por ser um assunto atual e polêmico que trata da sociedade vigente, em todos os níveis sociais e que ainda é considerado um tabu por determinadas famílias e de difícil argumentação em sala de aula. O crescimento indiscriminado de pessoas contaminadas nos permite pensar nesse problema como a falta de processo de prevenção eficaz e contínuo.

A AIDS é uma das epidemias que mais cresce no mundo. Uma doença que para uns é sinônimo de dor e para outros significa uma trilha de esperança, amor próprio e vida.

Embora as formas de transmissão do vírus HIV que causam a AIDS sejam conhecidas, a maneira mais eficaz no combate à AIDS é efetivamente a prevenção, a ação que tenha conscientemente a intenção de prevenir, pois somente dessa maneira será possível evitar novas contaminações.

Em relação à prevenção, parece simples as atitudes e estratégias que devem ser seguidas. Afinal, conhecidas são as maneiras de se prevenir, mas infelizmente não é isso que está sendo realizado. “.Apesar de saberem o que é AIDS, como se contrai, e quais as maneiras adequadas de se proteger, poucas são as pessoas que, de fato o fazem.” (PINEL; IGLESI, 1996, p. 65).

É extremamente complexo entender o que está acontecendo com a sociedade, pois as atitudes que as mesmas cometem não parecem lógicas. Logo, é possível perceber que existem obstáculos que dificultam intensamente a prevenção.

O que está acontecendo de errado? Por que, embora tenhamos avançado tanto na compreensão da doença e investido quase tudo o que foi possível em informação, as pessoas ainda insistem em levar a vida como sempre o fizeram, preocupando-se com a AIDS apenas depois de infectadas? (PINEL; INGLESI, 1996, p. 66)

O que as autoras nos dizem é justamente que esse problema é algo que já está se tornando insuportável, a situação que nos é revelada é triste e intrigante, pois demonstra que é preciso mudar esse quadro, que atitudes devem ser tomadas, e que se algo não for pensado e executado, a tendência é que a situação piore a cada ano. É preciso que as pessoas tenham novos comportamentos e parem de brincar com a sorte ao se arriscarem em situações perigosas que podem levar à contaminação.

Para mudar esse quadro lastimável, e dar ênfase na questão de prevenção é necessário analisar alguns aspectos que são sem dúvida, extremamente relevantes, e que se bem desenvolvidos levam a um processo permanente de prevenção. Logo, é imprescindível um olhar investigativo nas escolas, campanhas e centros de prevenção e recuperação.

Uma alternativa que certamente contribuiria para uma prevenção significativa, gira em torno do que é apresentado nas campanhas do governo. É necessário analisar o que essas campanhas nos revelam.

Atualmente o que vemos nas campanhas veiculadas na mídia, são propostas simples que apresentam o tema de forma branda. As campanhas por sua vez, trazem imagens alegres na maioria das vezes atribuídas a folia do carnaval. Também é necessário destacar que não há continuidade nas campanhas, elas aparecem em um determinado período durante e o ano e após fica difícil ter acesso às informações relacionadas à AIDS. O que dá a entender que é preciso falar sobre a AIDS somente por um período, mais especificamente no carnaval.

Neste ano, a campanha de carnaval dá continuidade ao tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2007. O foco continua sendo o jovem, e a chamada principal Qual a sua atitude na Luta Contra a Aids? também permanece.O filme e as peças gráficas voltam a contar com a participação de Negra Li, e as duas mídias vão atuar de forma diversificada. O filme está mais centrado nas mulheres jovens, lembrando que é importante ter a camisinha sempre à mão. Já os cartazes, que estarão sendo distribuídos prioritariamente em banheiros de bares e restaurantes, utilizam o título Bom de cama é quem usa camisinha”, para falar com jovens de ambos os sexos. ( MINISTÉRIO DA SÁUDE, 2008)

É interessante verificar que geralmente essas campanhas têm um público alvo, algo muito excludente, pois tem por objetivo enfatizar determinado aspecto da sociedade.

Como o público-alvo da campanha deste ano serão os foliões, os materiais foram pensados de modo a atender a essa população. Serão produzidas bandanas, folhetos de apoio para distribuição de preservativos e cartazes para bares. Estes materiais serão enviados para os Estados onde haverá a maior concentração de foliões durante o carnaval. (MINISTÉRIO DA SÁUDE, 2006)

A luta contra AIDS deve atingir a todos, e não a um segmento específico da população. As campanhas focam cada ano em algum grupo e, além disso, tratam do tema no carnaval sem seriedade, mostrando o que todos sabem, e infelizmente demonstrando que a doença é algo simples, como qualquer outro vírus. As imagens das propagandas veiculadas na mídia são sempre alegres, festivas, com pessoas lindas, e ambientes de muita música e justamente folia. O que nos parece ser mais um incentivo de aproveitar o momento da festa sem muita responsabilidade.

Na verdade o que as campanhas do governo deveriam mostrar são cenas mais fortes, evidenciando rigorosidade nas cenas e imagens, abordando o tema de forma mais séria. Se a AIDS não for retratada como uma doença perigosa, as campanhas continuarão tendo o mesmo resultado, não sendo eficazes.

É de extrema urgência que a seriedade seja prioridade nessas campanhas e que exista a veiculação de campanhas durante o ano inteiro, no rádio e na televisão, porque embora todo o conteúdo dessas campanhas esteja disponível no site no Ministério da Saúde, nem todas as pessoas possuem computador ou tem condições de acessar a internet. É imprescindível que a prevenção da AIDS não seja lembrada apenas no carnaval ou no Dia Mundial contra a AIDS e que exista uma campanha permanente e significativa.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Outra alternativa significativa para que a prevenção seja praticada realmente, é que os grupos de prevenção e de recuperação tenham voz ativa na mídia e divulguem através de material impresso o que são seus objetivos, campanhas , e ações na luta contra a Aids. É importante que os eixos de atuação fiquem claros e ao alcance de toda a população.

Um exemplo de grupo de prevenção e recuperação é o GAPA que tem como missão “ a redução da infecção pelo HIV através de ações de prevenção e lutar pela garantia dos direitos das pessoas atingidas pela epidemia da AIDS” ( GAPA RS, 2006).

O grupo atua no controle social, e enfaticamente na prevenção. Tem uma estrutura organizada como muitos pontos interessantes e sérios. Mas infelizmente a divulgação de seu trabalho se dá principalmente através da internet. Os serviços oferecidos pelo GAPA RS em relação a recuperação se remetem a orientação através de um plantão de aconselhamento, onde é possível conversar pessoalmente ou por telefone .E ainda existe um encontro com pessoas contaminadas.

Formado por pessoas que vivem com HIV/AIDS se reúnem semanalmente na sede do GAPA/RS, o Encontro Positivo permite a troca de informações e conhecimentos específicos sobre a epidemia, vivências pessoais e em grupo e reflexões sobre temas diversos. Previlegia-se neste grupo o aprendizado sobre a doença e as suas diversas formas de manifestação, tanto em nível físico quanto psico-social buscando uma maior consciência política. O grupo é coordenado por participantes capacitados que se tornaram voluntários do GAPA/RS. Possui ainda pessoas com treinamento específico para realizar a recepção de quem chega pela primeira vez ao grupo, acolhendo e explicando sobre a Instituição e sobre o Encontro. (GAPA RS, 2006)

Em relação à prevenção o GAPA RS, atua inclusive em empresas, levando conhecimento e informação a todos os empregados, e oferece uma equipe multidisciplinar para realizar o programa de prevenção. “Promover a prevenção do HIV/AIDS no ambiente de trabalho qualifica as ações de responsabilidade social destinadas ao público interno. (GAPA RS. 2008)

Apesar de todo esse trabalho bem elaborado, é difícil encontrar e dessa forma, conhecer o grupo pela falta de veiculação do trabalho realizado.

Uma terceira alternativa interessante para uma prevenção eficaz é a criação de programas de orientação sexual nas escolas. Esses programas deveriam ser oferecidos deste as primeiras séries do ensino fundamental.

Considerando de extrema importância a orientação sexual como forma de prevenção da Aids, é necessário que seja trabalhado na escola a diversidade desse assunto que é muitas vezes trazido como tabu dentro da própria família. “A Orientação Sexual deve contribuir para que os alunos exerçam sua sexualidade com prazer e responsabilidade”. (NOVA ESCOLA, 2004, p.34)

Como ponto de partida destacamos como essência da prevenção, a construção de valores relacionados ao conceito do próprio corpo. Desde a infância devem ser estabelecidas relações entre as diferenças do sexo feminino e masculino, as mudanças do corpo, o respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro, a auto-estima. É importante que exista espaço para a manifestação e, portanto o diálogo e o respeito são fundamentais no relacionamento entre todos para que não exista exclusão em hipótese alguma. O fato das crianças se envolverem com a diversidade contribuem para que possam perceber e valorizar a diferença entre as pessoas.

O conceito de corpo é diferente do de organismo. Ele deve ser compreendido como um todo integrado e inclui, além de sua anatomia e funcionamento, emoções, sentimentos e sensações de prazer e desprazer, ou seja, as dimensões biológica, psicológica e social. (NOVA ESCOLA, 2004, p.41)

Deve-se a partir da maturidade e interesse da turma ser levado em consideração o contexto, conteúdos como: conhecimento da existência de doenças sexualmente transmissíveis, formas de contato que envolve risco ou não, prevenção e tratamento.

É necessário enfatizar já nas séries inicias com muita propriedade a questão dos valores. Os alunos precisam dessa importante construção e a percepção de se ter como alguém importante que precisa ser valorizado e valorizar o próprio corpo. A partir dessa conscientização a prevenção será efetivamente algo significativo na realidade, e sem dúvida, fará diferença no contexto da sociedade, pois terá cidadãos conscientes e responsáveis que farão toda a diferença na prevenção da AIDS.

CONCLUSÃO

Com base nas informações que foram fornecidas neste artigo concluímos que de fato, a abordagem que deve ser realizada a cerca do assunto analisado aqui. deve se pertinente com o problema vivenciado. O que falta são idéias simples, porém dinâmicas de extremo bom senso para que as ações dos indivíduos sejam repletas de conscientização e responsabilidade. Para tanto não basta apenas ficar nas palavras é preciso agir, ter atitude. E, essa atitude deve ser praticada por todos os segmentos da sociedade, onde cada um possa cumprir efetivamente a sua responsabilidade e dessa maneira garantir que a prevenção da AIDS se torne algo real e não apenas um projeto a ser estabelecido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PINEL, A.; INGLESI E. O que é AIDS. 1ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Carnaval 2008 – Bom de cama é quem usa camisinha.Disponível em: Acesso em: 5 jul. 2008

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Carnaval 2006 – Camisinha, não saia sem ela. Disponível em: Acesso em: 5 jul. 2008

GAPA RS. Eixos de atuação. 2008. Disponível em: http://www.gapars.com.br/eixos/capa_eixos.asp> Acesso em: 5 jul. 2008

GAPA RS. Nosso trabalho é lutar contra a epidemia da AIDS. 2008. Disponível em: Acesso em: 5 jul. 2008

REVISTA NOVA ESCOLA. PCN Fáceis de entender de 1ª a 4ª série. 1ª Ed. São Paulo: Abril, 2004. Edição especial.

REVISTA NOVA ESCOLA. PCN Fáceis de entender de 5ª a 8ª série. 1ª Ed. São Paulo: Abril, 2004. Edição especial

Publicado por: Roberta Soares de Vargas / Brasil e Escola

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
xx video inden porningo.com dihati xxx video pornhub300 bananocams.com firstnightvideo anushka armpit apacams.com tamil vedio sex kai adipathu prime-porn.com debonoir blog indian wedding couple wallpaper xxxindianporn2.com navel press
tamil rockers.com pornorolik.info antisex boobs sucking hot bestsexporno.com shreya xnxx kashmire xxx com mehrporn.com pink salwars namaste porn.com pakistaniporn.tv bangla 3x com xx video indan desixxxtube2.com xnxx hot com
sixemovi dampxxx.com choda chudi bangla video tamil ladies fucking hindipornblog.com telugump4 telugu sex videos live porno-ultimum.com desi saree xvideo andhra nude pornod.info new suhagrat video sex.com video pornotane.info aunties porn.com