NOTÍCIAS

Antigo SAE- Carlos Ribeiro é reinaugurado com ampliação e novo nome

SAE- Emanuel Gomes Pinto

23:24:32  15-09-2020

O SAE- CTA- Carlos Ribeiro um dos primeiros serviços a atender pessoas com HIV no município de Fortaleza há alguns anos vinha passando por vários problemas em sua estrutura física, o que se tornou pauta constante para o Fórum do Movimento Social de Luta Contra Aids do Estado do Ceará. Desde  2014 o serviço que já apresentava problemas foi agravado devido a necessidade de receber na sua  estrutura o então  SAE- CEMJA que permaneceu até 30 de abril de 2019 quando foi transferido para a Policlínica do Jangurusú. Foram muitas manifestações e articulação por parte do movimento. A conquista se deu também pela Articulação da Frente Parlamentar Municipal de Luta Contra a Aids da Câmara de Vereadores de Fortaleza. O grande momento aconteceu na tarde de ontem, 14/09, quando o serviço foi reinaugurado pela Secretária de Saúde Dra. Joana Maciel. Participaram da reinauguração representações do Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids, Área Técnica de IST/AIDS, e distrito de saúde da SER I.

REINAUGURAÇÃO Com a ampliação o novo serviço passou a se chamar SAE- Emanuel Gomes Pinto em homenagem a um dos primeiros ativistas do Movimento do Ceará, que muito lutou contra o preconceito ao HIV/AIDS no final dos anos 80, por ser uma pessoa vivendo com HIV. Policial que tinha sorologia pública o que tornou muito mais difícil enfrentar todos os desafios da época quando não tinha ainda os antirretrovirais, muitas mortes pela doença, e ainda a questão de associar a AIDS aos gays e foi um dos que vestiu a Camisa do GRAB- Grupo de Resistencia Asa Branca em defesa das populações PVHA e Gays.

HOMENAGEM a Vando Oliveira, Coordenador da RNP+Ceará pelo seu trabalho e em nome das PVHA de Fortaleza, foi homenageado com uma placa de agradecimento que recebeu das mãos da secretária de saúde. “Vando, eu queria lhe agradecer porque eu acho que agente precisa saber lutar, saber buscar o que agente acredita e o que a gente pensa, então, o Vando tem trabalhado muito, sempre nos instigando, cobrando, mas cobrando sempre pensando na população que vive com HIV/AIDS. Então, acho que essa população deve muito a ele, pelo trabalho dele que vive em função dessa causa. Eu, particularmente acho um trabalho muito bonito tanto que eu queria aqui lhe agradecer por todo esse trabalho. É uma homenagem pelo seu desempenho e tudo e todos que você representa” disse a secretária Dra. Joana Maciel.

 

RNP+CEARÁ

VIVA A VIDA!

 

 

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios