
Realizamos a 4ª atividade do projeto Ativistas HIV+ no enfrentamento ao HIV/AIDS para contribuir na adesão ao tratamento no Estado do Ceará na Policlínica de Cascavel, no dia10 de setembro.
Credileuda Azevedo apresentou o projeto, que a RNP+ Ceará já vem fazendo dentro das UBS em Fortaleza, trazendo temas importantes, como: acolhimento, preconceito e discriminação, e ressaltou que agora temos como foco principal, dialogar sobre a adesão ao tratamento para HIV/AIDS.
Nossos/as educadores de pares se apresentaram, e cada um/uma falou da sua vivência com HIV/AIDS, das dificuldades que encontraram no início do seu tratamento e a importância da adesão para a sua qualidade de vida. Desta forma, as PVHA (pessoas vivendo com HIV/AIDS) usuárias do serviço nesta roda de conversa, se sentiram mais à vontade para dialogar sobre suas próprias dificuldades neste caminho da adesão (que leva os/as usuários/as estar em perda de seguimento), e também tirar dúvidas sobre o tratamento.
Apresentamos as três cartilhas, o folder e a carteira de vacinação, que foram distribuídos para os/as participantes. Incentivamos a cada um/uma a ler e conhecer os seus direitos, deveres e as leis, contidas nestes materiais informativos, e da importância do empoderamento para a adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Observamos que o serviço é muito acolhedor!
Equipe de Educadores de Pares da RNP+ Ceará nesta ação: Vladisgleyson Rabelo; Dandara Albuquerque; Ivoneide Santos; José da Silva; Lucia Mendonça; Rodrigo Delgado; Francisco das Chagas e Credileuda Azevedo.
Acompanharam essa atividade os seguintes profissionais de saúde da policlínica:
Aldenizio Rocha – farmacêutico
Lúcia Helena – coordenadora
Eliane Cavalcante – psicóloga
Vera Mendonça – recepção
Tarqueria Ribeiro – assistente social
Rômulo Cesar e Rhadames Matias – infectologistas
Agradecemos o apoio, a valorização de nosso trabalho e a recepção carinhosa na Policlínica Cascavel.