NOTÍCIAS

Ativistas consideram que campanha governamental contra ISTs propaga terror e pânico moral

Focada em jovens de 15 a 29 anos, a estratégia aposta na reação de jovens ao pesquisar imagens na internet de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia

02/11/2019 às 15:47:17

“Você já viu os sintomas de algumas infecções sexualmente transmissíveis?” É com essa pergunta que inicia uma nova campanha do Ministério da Saúde para estimular o uso de camisinha. A estratégia foi lançada na tarde desta quinta-feira (31). Focada em jovens de 15 a 29 anos, a estratégia aposta na reação de jovens ao pesquisar imagens na internet de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia. Em vídeo, o grupo reage com expressões de medo, nojo e repulsa. “Se ver já é desagradável, imagine pegar. Sem camisinha, você assume esse risco. Use camisinha e se proteja dessa e de outras infecções sexualmente transmissíveis”, finaliza um narrador no vídeo.

Ativistas ouvidos pela Agência Aids criticaram a abordagem. Na opinião da jovem Rafaela Queiroz, a prevenção pelo medo é falida e ultrapassada. Para o escritor Salvador Côrrea, “estimular o conhecimento e a informação não pode ser sinônimo de educar pelo medo. Em função do medo e do terror temos quatro décadas de estigma e discriminação que afastam as pessoas do cuidado e da prevenção.” Essa também é a opinião do ativista Beto de Jesus: “Mostrar os sintomas de uma IST é o mesmo que educar pelo medo, e sabemos que isso não funciona. Isso já foi feito no passado com o HIV/aids e foi desastroso. É uma abordagem desatualizada e em nada dialoga com o público entre 15 e 29 anos.”

Leia os depoimentos a seguir:

Rafaela Queiroz, membro do Movimento das Cidadãs Posithivas: “A campanha é interessante, mas essa abordagem de mostrar imagens já é antiga e a tal “prevenção pelo medo” falida e ultrapassada, no próprio vídeo tem uma pessoa que fala que viu na aula de biologia e é mesmo onde temos contato raso com as imagens/IST, mas será mesmo que vê ajuda a saber os meios de se prevenir e mais que isso usar o preservativo? Porque a gente vê que em anos não é isso que vem acontecendo, em algumas escolas, o antigo SPE (Saúde Prevenção nas Escolas) onde eu atuei de 2011 à 2013, os jovens já tinham visto e mesmo assim não usavam o preservativo, e eu posso afirmar que a maioria das falas e demonstrações desse não uso vai de não saber colocar, não saber que existe diferença de látex pra borracha nitrílica, não saber que pode pegar sem o responsável….A caras e bocas que os “atores” fazem não vão estimular os jovens a buscarem as IST no Google, não gera curiosidade gera nojo, medo, incômodo, fora que muitas vezes eles nem sabem que algumas IST são silenciosas, e só aparecem verrugas, feridas ou corrimento depois de um tempo da infecção, se eles não veem a infecção eles não acham que estão com alguma IST… é preciso estimular o autocuidado, a ida ao posto de saúde para check-up, a realização de testagens, diálogo e mostra prática de como utilizar os preservativos e as outras opções de redução de danos da “mandala de prevenção”. E para finalizar é triste que mais uma vez eu tenha que apontar a falta de mostrar os preservativos internos (comumente chamados de “camisinha feminina”), até quando o MS vai invisibilizar esse insumo?”

Salvador Campos Corrêa, escritor, ativista e coordenador de treinamento e capacitação da ABIA:  “É importante falar abertamente sobre as IST e ampliar o acesso às informações. A sociedade civil tem produzido materiais no decorrer dos anos sobre o tema, como é o caso da cartilha Tudo Dentro da ABIA. Embora seja importante o lançamento de campanhas com foco na prevenção das IST, a forma escolhida pelo Ministério da Saúde é um caminho criativo para propagação do terror e do pânico moral. A campanha aponta algo grave: a desinformação sobre as IST. No entanto, estimular o conhecimento e a informação não pode ser sinônimo de educar pelo medo. Em função do medo e do terror temos quatro décadas de estigma e discriminação que afastam as pessoas do cuidado e da prevenção – na medida em que ampliam os julgamentos contra pessoas com IST e HIV. Que venham campanhas mais positivas e solidárias. Que em dezembro tenhamos uma campanha mais positiva alusiva ao dia mundial de luta contra a aids. Por uma era sem pânico moral!

Américo Nunes Neto, coordenador do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra Aids): “É muito importante alertar para a prática do uso da camisinha. A campanha é propositiva e específica, instigando a curiosidade sobre as ISTs. Provoca também falar sobre este insumo que por muitos jovens e adultos são ignorados. Apenas a frase “use” poderia ser colocada de outra forma, não sendo impositiva. Talvez algo como “a escolha é sua.”

Beto de Jesus, diretor da AHF (Aids Healthcare Foundation): “Acho extremamente importante uma campanha do Ministério da Saúde dirigida as ISTs e ao uso do preservativo para combatê-las, mas discordo do approach utilizado. Mostrar os sintomas de uma IST é o mesmo que educar pelo medo, e sabemos que isso não funciona. Isso já foi feito no passado com o HIV/aids e foi desastroso. É uma abordagem desatualizada e em nada dialoga com o público entre 15 e 29 anos. Mostrar um corpo acidentado não educa para que se corra menos acidentes ao dirigir. Os processos educacionais devem permear naturalmente nosso aprendizado, falar das sexualidades e dos cuidados deveria ser algo natural nos currículos escolares… se assim o fizéssemos não precisaríamos de campanhas como essas que enfatizam as consequências e não o conhecimento de prevenção. Campanhas que usam o medo como meio acentuam invariavelmente o estigma e o preconceito às pessoas com as ISTs pesquisadas no vídeo. Confesso que revivi o passado, quando era impresso fotografias de ulcerações e corrimentos em materiais de prevenção, devemos aprender como que não dá certo e buscar o novo.”

Pisci-Bruja, do Coletivo Loka de Efavirenz: “A nova campanha do Ministério da Saúde para “incentivo” ao uso do preservativo, eu diria: horrorosa. Talvez o único ganho foi terem abordado outras IST para além da AiD$ e da Sífilis, e também de trazerem muitas mulheres, negras inclusive. Estes aspectos foram sim positivos, e são bastante necessários. Contudo, já faz décadas que estamos tentando sair da lógica do medo e do pânico para tentar um trato mais efetivo para lidarmos com as IST, mas parece que o Ministério da Saúde não aprende… Falta diálogo com o movimento social. Mas faltam mais coisas ainda. Gostaria muito de ver uma campanha do Ministério da Saúde falando sobre a ampliação dos serviços de saúde via SUS, e ampliação também do acesso às tecnologias de prevenção, que são muitas e para muito além da camisinha (externa). Aliás, onde estão as camisinhas internas mesmo? Assustar as pessoas com imagens horrorosas do Google e dizer que “sem a camisinha você assume o ‘risco’ de pegar” é fácil. Difícil mesmo é manter um diálogo construído coletivamente com quem produz conhecimento há décadas sobre isso. Difícil mesmo é parar de sequestrar o dinheiro e as infraestruturas públicas para ampliar os acessos e colocar a responsabilidade pelo crescimento vertiginoso das IST nas instituições precárias, nas estruturas. E ainda mais complicado pra esta gestão é abrir postinho na periferia, e não só UPP…; é não deixar faltar preservativo interno e externo pra quem não pode pagar por eles; é considerar o que as mulheres cis e os homens trans estão dizendo sobre a necessidade da troca do preservativo de látex por borracha nítrica. O Ministério da Saúde sob o governo Bolsonaro deve achar difícil inclusive, e pra não dizer desnecessário, investir na abertura de centros especializados nos interiores, no nordeste, no norte, e que não sejam em cima de necrotérios… E pra terminar, já passou da hora de abandonarem o discurso bélico da epidemiologia, e pensar um trato mais ético com as pessoas. Risco mesmo, e de vida, a gente corre com o avanço do neoliberalismo, com o desmanche do SUS e com a responsabilização individual da prevenção.”

Vanessa Campos, Secretaria Nacional de Informação e Comunicação da RNP+BRASIL: “É um total exemplo do retrocesso que este governo traz em todos os sentidos. Se pensarmos no quanto o terror da aids fez com que estigma, preconceito e discriminação matassem e ainda matam mais que a própria aids, concluímos que o discurso da prevenção centrado no medo e no uso de preservativo falhou e não seria agora que iria surtir efeito. Será mesmo que nós, pessoas vivendo com HIV/aids, precisamos voltar a ser corpos que geram repulsa e motivo de pânico para a sociedade? Será que nestas quase 4 décadas de epidemia, depois de tantas lutas por direitos, respeito, inclusão social e solidariedade, vamos voltar a ser o terror ambulante que ninguém quer ter por perto, e se relacionar então nem pensar? A pedagogia do medo só gera afastamento do serviço de saúde, da testagem, das várias estratégias de prevenção combinada e segregação das pessoas vivendo com HIV/aids. Mas tudo que esse governo quer é ditar a forma como as pessoas devem exercer sua sexualidade, como se fossem robôs programados e que devem cumprir exatamente o que foi determinado! A abordagem do uso do preservativo é tão pobre que limita-se a dizer use preservativo, sem nem ao menos abrir a embalagem e mostrar como deve ser corretamente colocado. E cadê o gel lubrificante que tão sabidamente diminui a probabilidade do preservativo romper? Falar de preservativo interno (vulgo preservativo feminino) pra que né? Aos olhos desse governo a saúde e autonomia da mulher e de homens trans não são prioridade. Campanhas educativas estimulando os jovens a conhecerem a Mandala da Prevenção Combinada mostrando seus rostos agradavelmente surpresos com tantas maneiras de combinar a prevenção às IST/HIV/aids, e fazendo-os entender que podem escolher suas formas de prevenção conforme suas práticas sexuais e em cada momento de suas vidas, não seriam muito mais atraentes e eficazes? Mas como poderiam estimular os jovens a pesquisarem a Mandala da Prevenção Combinada na internet se este mesmo governo fechou as mídias sociais do extinto Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais?! Como estimular o uso do preservativo se o atual presidente arrancou da Caderneta de Saúde do Adolescente justamente as páginas que ensinam como colocá-lo? Retrocesso total é a definição desta campanha!

CH de Oliveira, Rede de Jovens São Paulo Positivo – Mais uma vez o Ministério da Saúde apresenta uma campanha de prevenção enlatada, focada no discurso de terror e do medo, que incentiva a culpa, e aborda o “risco” de pegar o HIV de uma forma que estigmatiza e culpabiliza as Pessoas Vivendo com HIV/Aids. O discurso ainda é belicista, apesar de tentarem dar algum aceno à representatividade ao colocarem mulheres negras na campanha, mas não dão notícias das camisinhas internas, que eles queriam colocar na praça com confecção de látex, o que inviabilizaria o uso (pra quem não sabe o látex não serve para ser usado internamente na vagina ou no ânus). A campanha também tem um tom neoliberal, e que foca muito na escolha do indivíduo, sem considerar aspectos estruturais e muito menos o aumento de recursos e serviços do SUS. Para resumir: ficou péssimo, grotesco, malfeito.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dicas de entrevista:

AHF Brasil

Tel.: (11) 2892-4814

Mopaids

Tel.: (11) 2297-1516

ABIA

Tel.: (21) 2223-1040

Rafaela Queiroz

E-mail: rafaelaqueiroz1491@gmail.com

Coletivo Loka de Efavirenz

Facebook: @LokadeEfavirenz

Vanessa Campos

E-mail: comunica@rnpvha.org.br

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
xx video inden porningo.com dihati xxx video pornhub300 bananocams.com firstnightvideo anushka armpit apacams.com tamil vedio sex kai adipathu prime-porn.com debonoir blog indian wedding couple wallpaper xxxindianporn2.com navel press
tamil rockers.com pornorolik.info antisex boobs sucking hot bestsexporno.com shreya xnxx kashmire xxx com mehrporn.com pink salwars namaste porn.com pakistaniporn.tv bangla 3x com xx video indan desixxxtube2.com xnxx hot com
sixemovi dampxxx.com choda chudi bangla video tamil ladies fucking hindipornblog.com telugump4 telugu sex videos live porno-ultimum.com desi saree xvideo andhra nude pornod.info new suhagrat video sex.com video pornotane.info aunties porn.com