
O cuidado em saúde também acontece na escuta, na troca de experiências e na construção de confiança. Foi a partir desse encontro que usuários do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Caucaia participaram de uma roda de conversa sobre prevenção do HIV/AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conduzida pelos educadores sociais da RNP+ Ceará, Dandara Albuquerque e José Silva, no dia 9 de fevereiro.
Durante o encontro, realizado com usuários em atendimento no serviço, foram abordados temas como a
mandala da prevenção combinada, destacando as diferentes estratégias de cuidado que podem se adequar às realidades e às necessidades de cada pessoa. O diálogo também reforçou que, diante de um resultado positivo para HIV ou outras ISTs, é fundamental procurar imediatamente o serviço de saúde para iniciar o tratamento, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante acompanhamento e cuidado de qualidade.
A roda de conversa também foi espaço para orientação de dúvidas sobre sífilis, gonorreia, clamídia e HPV, infecções que podem se agravar quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente. Além disso, os educadores ressaltaram a importância de manter a vacinação em dia e o acompanhamento regular por meio de consultas de saúde.

No decorrer do diálogo, um novo diagnóstico positivo para o HIV foi identificado. O usuário recebeu acolhimento imediato, escuta qualificada e apoio a partir da vivência dos educadores, sendo orientado a iniciar o tratamento o quanto antes. O momento evidenciou a confiança construída no espaço da roda de conversa e a importância do acolhimento e cuidado humanizado no enfrentamento ao HIV/AIDS.
A atividade reafirma o papel das ações educativas nos serviços de saúde como estratégias fundamentais para promover informação, autonomia, prevenção e acolhimento, fortalecendo vínculos e garantindo direitos.
▶️ Projeto da RNP+ Ceará – Adesão ao Tratamento das PVHA, com apoio da GSK.




