
Os Educadores sociais da RNP+ Ceará, Ivoneide dos Santos e Francisco das Chagas, estiveram no SAE Messejana, na tarde do dia 22 de setembro de 2025. Foram recebidos pela enfermeira, Inilde Costa, e encaminhados para a sala de espera dos usuários. Os dias livres para visitas de rodas de conversa com os usuários é nas terças e quintas-feiras.
Após as apresentações, Ivoneide e Francisco, compartilharam informações sobre adesão ao tratamento e suas vivências pós-diagnóstico de HIV neste caminho da adesão.
Foi muito preocupante quando ouviram dos próprios usuários que são dadas transferências do SAE Messejana, mas sem nenhuma referência pra outro serviço, assim, eles ficam perdidos em seus tratamentos.
Entregaram a lista de presença para assinatura e distribuíram os materiais informativos.
Agradeceram aos usuários e profissionais do SAE que os receberam tão bem.
“O estigma sobre o próprio serviço ainda existe, e isso é um grande obstáculo na adesão ao tratamento. Presenciei o receio do usuário em assinar a nossa lista de presença, com medo de exposição sorológica”. Francisco das Chagas
Algumas informações importantes sobre o SAE Messejana
O SAE atende 1.600 pacientes vivendo com a HIV/AIDS, e só há 2 infectologistas para atender toda
essa população.
A enfermeira Inilde e a coordenação do próprio SAE, fizeram o treinamento da PrEP e da PEP dentro do estabelecimento, se aperfeiçoando para ser implantado. Temos o objetivo de implantar esse programa dentro SAE, é um sonho e que possa crescer. Implantamos a farmácia para o próprio SAE, algo que era difícil, mas com muita insistência trouxemos a farmácia para adesão dos usuários ao serviço.
Observamos que na própria sala da farmácia faltava um gaveteiro para guardar as pastas dos arquivos.
“Nos viramos nos trinta para que as coisas ocorram bem no serviço: de agendar, de coletar, de observar se as consultas foram realizadas e ainda passar os relatórios dos livros de ATAS para o computador, num trabalho árduo”.
Além deser serviço de referência em HIV/AIDS, o SAE Messejana, têm serviços como: prevenção às outras ISTs, ultrassom vaginal e acompanhamento de meninas e mulheres grávidas que vivem com HIV, rodas de conversa com os usuários para que conheçam melhor sobre adesão ao tratamento.
Fazem a coleta dos exames de CD4 e Carga viral e levam para o hospital da mulher.
Os exames de hepatite são feitos no LACEN.
A demanda desse SAE é grande, e vimos que o próprio consultório serve também como sala de coleta.
O Messejana também mostrou o interesse no transporte para usuários e apoio às cestas básicas, compreendendo a importância de não perder nenhum paciente dentro do próprio SAE.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone do SAE,
coordenação 3771-6693