
Os educadores sociais, Lucia Mendonça, Rodrigo Delgado e Francisco das Chagas, estiveram no SAE Maracanaú no dia 02/10/2025.Foram recebidos pela equipe: Lena Nogueira – Assistente Social e coordenadora; Suyane Amorim – Assistente Social; Larissa de Oliveira Sousa – Psicóloga.
A equipe do SAE fez a abertura da roda de conversa com os usuários.
Lena Nogueira, informou aos usuários sobre a saída do setembro amarelo e o início do Outubro Rosa, e que haverá uma semana de atividades voltada aos usuários.
Na sequência apresentaram-se enquanto membros da RNP+ CE, e educadores sociais, e falaram da importância e necessidade da adesão ao tratamento para as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).
Os usuários relataram suas experiências no início do diagnóstico até as mais recentes Alguns detalharam os desafios e inseguranças no seu dia a dia.
“Antes do meu diagnóstico, eu pesava 140 kg, e com a AIDS cheguei a pesar 76 kg (momento que recebi o diagnóstico). Logo iniciei o tratamento e estou indetectável e saudável”. usuária
“Tive um momento de depressão e deixei de tomar a medicação. Desenvolvi pneumonia e passei mais de 1 mês internado. E assim, fiquei ciente da importância do uso diário da medicação”. usuário
Uma senhora demonstrou muito sofrimento após o diagnóstico. Ela é mãe de 5 filhos e, atualmente, viúva. Falou sobre suas dificuldades e fragilidades, e que também faz tratamento psicológico.
Reforçamos a importância do acesso ao cuidado em saúde mental e do acompanhamento psicológico.
Após a entrega das cartilhas, encerramos a atividade.