NOTÍCIAS
RNP+CE em Reunião com a SESA Dicute a Politica de Aids do Ceará
Um Fórum foi criado para novos encontros
12:42:52 23-05-2023
A RNP+CE, Rede nacional de pessoas vivendo com HIV/Aids reuniu-se na tarde dessa segunda-feira, 22 com o Secretario de vigilância Antônio Silva Lima Neto, a agenda solicitada pela RNP+CE, com a secretária da saúde Dra. Tania Mara que não participou devido está em viagem fora do Brasil, aconteceu com o secretário de vigilãncia Antônio, assessora valeria, Coordenação de vigilância, Equipe do GT/Aids, Diretor técnico do HSH Dr. Lauro perdigão e a Coordenadora Régia, do Ambulatório do HSJ (Não nomeada) e a Convite da RNP a representante Estadual das Cidadãs Posthivas Orleanda Gomes.
Na segunda reunião com o secretário com secretário da vigilãncia a RNP apresentou as mesmas demandas já apresentadas anteriormente, sem respostas do secretário quanto a Politica de IST/HIV/Aids e HV que a nova gestão SESA tem para o Ceará nos próximos 04 (quatro anos) a citar:
- Programação anual das ações de 2023 já realizadas nos primeiros 05 meses e a executar até o final de 2023.
- Qual a parceria e apoio terão as OSC- organizações da sociedade civil especialmente as Redes de Pessoas vivendo com HIV/Aids. Considerando que o último edital foi em 2020.
- Reforma e ampliação do ambulatório do São José. Prometida e não realizada nos 08 (oito anos) do governo anterior Camilo Santana.
- A problemática da logística de Medicamentos antirretroviral no Ceará.
- Inexistência de dialogo com a direção do Hospital de referencia, que não aceita contra ponto das normas internas estabelecidas.
Das Respostas:
– O Secretário e o GT/Aids-SESA, estranhamente não apresentou A Programação Anual e nenhuma ação realizada, ou a realizar quanto a prevenção, Diagnóstico, Assistência e tratamento como nós já esperávamos. O que nos mostra Claramente sua inexistência.
– Quanto ao programa de Aids, que falamos sempre que não tem no Ceará o secretário disse que é um problema de gestão e não é, Isto é uma necessidade de realização, qual seja o nome que use seja Programa, GT, o que não pode é negar o óbvio! Já de acordo com a Técnica do GT/AIDS da SESA- Telma Martins segundo Ela nunca foi nomeada Coordenadora, isto foi apenas para o ministério. Essa afirmativa reforça o que falamos sempre…
– Sobre o edital o secretário falou de um Edital, mas não disse quando mês e ano ele vai ser publicado.
– Já a Lenda do Ambulatório do São José, apenas repetiram o que já sabemos desde 2017, que o projeto apresenta problemas, que houve uma reunião em fevereiro, mas nenhuma informação ou previsão do inicio da Ampliação.
– Quanto a Direção do são José que deveria ter sido chamado o Diretor geral até para que Ele explicasse varias questões e negativas, nada foi dito.
– O secretário no meio da reunião saiu segundo Ele para uma entrevista e que voltaria, Abandonou a Reunião e não voltou mais, o que consideramos não apenas deselegante, mas desrespeitoso já que se propôs a agenda na Ausência da secretária Tânia Mara.
Dos encaminhamentos:
– Pasmem- A proposta do GT/Aids é que esqueça o passado, comêssemos do zero… Algo já mais ouvido pelo movimento de uma gestão sobre questões de HIV/AIDS mesmo após mais de quatro décadas, esquecer o passado? É não reconhecer o que já foi feito pela própria gestão e o movimento. Achamos que a secretária terá um grande desafio frente às respostas e posicionamento de sua própria equipe. Más foi criado um fórum com a comissão dos presentes para futuras reuniões a próxima já agendada para 13/ de junho á convidar outros atores importante ao processo, para que se recomece a construir coletivamente uma politica de IST/ HIV/Aids no Estado do Ceará.