
No dia 12 de novembro de 2025, o SAE Hospital São José recebeu os educadores sociais Vladisgleyson Rabelo e Rodrigo Delgado para um diálogo aberto sobre viver com HIV e manter o tratamento em dia. A conversa destacou que adesão não é apenas seguir um protocolo médico — é cuidar de si, garantir saúde e reafirmar o direito de viver com dignidade.
Recebidos por Tatiana Pereira, coordenadora do ambulatório de HIV e AIDS, os educadores conversaram com os usuários sobre temas fundamentais para o cuidado integral: adesão ao tratamento, sífilis, tuberculose e coinfecção TB/HIV.

Durante o encontro, reforçou-se que estar em acompanhamento médico e fazer uso diário dos antirretrovirais (ARVs) é o que mantém o HIV controlado e assegura uma boa qualidade de vida. Quando a carga viral está indetectável, o HIV torna-se intransmissível — ou seja, há risco zero de transmissão pela via sexual.
Os educadores também alertaram sobre a importância de realizar testes regulares para outras ISTs, como sífilis e hepatites virais. Ao receber um resultado positivo, o acompanhamento médico e o início rápido do tratamento são fundamentais, especialmente no caso de gestantes com sífilis, já que o bebê também pode ser afetado.
O encontro ressaltou ainda que todos os tratamentos são gratuitos e oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), reforçando a importância de defender e fortalecer esse sistema que garante acesso universal à saúde.
Ao final, foram distribuídos materiais informativos, como a Cartilha de Direitos da Pessoa Vivendo com HIV/AIDS, a Caderneta de Vacinação Risque Rabisque e o folder da RNP+ Ceará, ampliando o acesso à informação e ao cuidado.





