
Na manhã desta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, os educadores sociais Rodrigo Delgado e Vladisgleyson Rabelo estiveram no SAE Hospital São José para uma atividade educativa junto aos usuários da unidade. A ação integra o projeto da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+ Ceará), realizado em parceria com a GSK, e teve como objetivo fortalecer informações sobre adesão ao tratamento, prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs, além da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a apresentação do projeto, foi destacada a importância da adesão contínua aos antirretrovirais, bem como a realização regular de consultas e exames. Foi ressaltado que a adesão adequada contribui para a prevenção do adoecimento físico e mental e possibilita que a pessoa vivendo com HIV/AIDS alcance a carga viral indetectável, reforçando o conceito I = I = 0 (Indetectável = Intransmissível = ZERO risco de transmissão do HIV por via sexual).

Outro ponto central da conversa foi a prevenção combinada, com explicações sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), indicada para pessoas que não vivem com HIV, e a PEP HIV(Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), utilizada em situações de possível exposição ao vírus, como relações sexuais desprotegidas.
Também foram abordados os casos crescentes de sífilis, alertando para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento imediato, que é gratuito e ofertado pelo SUS. Na ocasião, reforçou-se ainda a relevância do SUS como política pública essencial, que precisa ser permanentemente defendida e fortalecida.
Uma usuária questionou sobre a vacina contra herpes-zóster, relatando que havia buscado o imunizante no Hospital Albert Sabin e foi informada de que a aplicação estaria suspensa. Informamos que esta vacina ainda não está implementada no SUS, e que esta é uma demanda muito importante para as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).
Ao final da atividade, foram feitos os agradecimentos aos participantes, registro de presença e distribuição dos materiais informativos.





