10:05:37 22/07/2023
A RNP+CE- Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS/ núcleo do estado do Ceará realizou, na última terça-feira (18), seu nono encontro estadual.
Por orientações da Comissão Política do IX Encontro Nacional da RNP+, Brasil o Núcleo Ceará em quatro mesas temáticas discutiu os eixos do Encontro nacional, incluindo a Assistência as PVHA- Pessoas vivendo com HIV/Aids do Estado do Ceará.
A Primeira Mesa (foto) Com a RNP+CE, Credileuda Azevedo MNCP+CE, Orleandra Gomes e a Área técnica de IST/Aids do Município de Fortaleza, representada pelo coordenador marcos Paiva. A representante da RNP+ Pautou as dificuldades que as PVHA do estado vem enfrentando desde o fim da pandemia do COVID-19, de dificuldade de acesso a medicamento, consultas e exames especialmente os agravos psicológicos de PVHA relatados desde então. Falou da importância do Preservativo que mesmo com a PEP e PREP, o preservativo previne as outras ISTs, Credileuda Chamou Atenção ainda dos parlamentares que mesmo as redes e Movimento durante esse ano de 2023 tenha levado algumas questões como pauta para a Assembleia as respostas não tem chegado nessa articulação do legislativo com a gestão mesmo com a realização de Uma Audiência pública ,nem isto tem feito com que o estado tenha respondido as pautas antigas e atuais.
Orleanda Gomes trouxe para o Debate as questões das Mulheres HIV+, e que o MNCP tem repetidamente pautado a gestão a questão dos exames que mesmo após reunião com o secretário de saúde de fortaleza esse tenha sido um ponto de pauta, não houve pelo menos até o momento nenhuma sinalização do que possa melhorar, e que para além dessa questão há os fatores sociais, fome, depressão, Crise de Pânico e que essas questões todas associadas precisa de respostas urgentes por parte da gestão estadual e municipal.
Em resposta aos questionamentos apresentados por as duas Redes o Coordenador da Área Técnica, reconheceu as demandas da necessidade das PVHA, e que todos os pontos será levado a gestão da SMS. Falou do projeto A Hora é Agora, e outros projetos em parceria com o Ministério da saúde desenvolvido pelo Munícipio no momento, que está colaborando com o apresentado, falou da importância do movimento e que as cobranças são legitimas e que cabe a gestão buscar cada vez mais atender todas elas apesar das dificuldades. Informou que está sendo dialogado a Implantação da realização de Exames CD4 e carga viral em outra unidade do município que vai ajudar aos que já existentes, especialmente ao LACEM e SÃO JOSÈ. Falou do projeto AIDS AVANÇADA – em que será oferecido a medicação em casa, para aquelas PVHA que queiram receber e que não terá identificação sendo esta entrega feito via Correios como qualquer outra entrega. E que também haverá um incremento na questão das cestas básicas, e que o SAE- Emanoel Gomes Pinto esta com quantidade de Infectologistas necessária para atender a demanda.
A Segunda Mesa Conduzida pelo secretário Politico da RNP+Brasil, falou da História da RNP+Brasil, Solidariedade, direitos humanos, protagonismo soropositivo envolvendo a plenária na apresentação e discussão.
Final do Encontro, Foram Eleitos 05 delegados ao Encontro nacional e outro aguardando caso haja mais alguma vaga o Ceará já se escreve para essa possível vaga. A Plenária do 9º Encontro Estadual Indicou uma candidatura ao Encontro Nacional oferecendo a RNP+ o nome de Vando Oliveira para a SENAP- Secretaria nacional Politica da RNP+Brasil.
A RNP+CEARÀ- Agradece aos 40 participantes do Encontro estadual e ao SESC, que possibilitou a realização do Evento em uma de suas unidades.
VIVA A VIDA!
RNP+CEARÀ
Vocês estão de Parabéns. Nós Também por termos vocês como nossos representantes. Que possamos muito mais crescer para melhorar o nosso direito de ir e vim com dignidade e igualdade…