CearáNORDESTENOTÍCIASSAUDE
Escuta, cuidado e prevenção: uma tarde de diálogo com usuários do SAE Caucaia
Educadores sociais promovem roda de conversa sobre prevenção combinada, PrEP, DoxiPEP, ISTs e cuidados no envelhecimento das pessoas vivendo com HIV, ao lado da equipe multiprofissional do serviço.

Na tarde de quarta-feira, 13 de novembro de 2025, o SAE Caucaia recebeu a visita dos educadores sociais Dandara Albuquerque e José Silva, que estiveram no serviço levando informações através do Projeto da RNP+ Ceará sobre Adesão ao Tratamento e reforçando a importância da prevenção combinada para usuários que aguardavam consultas e realizavam suas rotinas de tratamento.
Mesmo diante da timidez de muitos ao falar sobre diagnóstico e vivências pessoais, a conversa fluiu com acolhimento. Os educadores abriram espaço para perguntas e desafios enfrentados no dia a dia após o diagnóstico, fortalecendo a ideia de que compartilhar dúvidas e medos faz parte do cuidado.
Durante o diálogo, temas essenciais foram abordados: ISTs, tuberculose e hepatite C, ressaltando a importância da testagem periódica e do tratamento adequado. A infectologista Dra. Aline destacou a necessidade de ampliar a discussão sobre a PrEP, reforçando que o acesso e a informação são fundamentais para atender às diversas demandas do território.
Também foram discutidos a DoxiPrEP (DFC), estratégias para redução do tabagismo, riscos de doenças cardiovasculares, acompanhamento mensal das pessoas usuárias do serviço, além do aumento de casos de obesidade. A equipe enfatizou ainda a atenção aos efeitos do cigarro eletrônico, especialmente entre pessoas vivendo com HIV, e a importância de cuidados específicos no processo de envelhecimento das PVHA.
A atividade contou com a presença de diversos profissionais do SAE Caucaia, que fortalecem diariamente o cuidado integral:
- Enfermeira Sabrina
- Mayara e Maciel (enfermagem)
- Francilda (técnica de enfermagem)
- Dra. Aline (infectologista)
- Celina (farmacêutica)
- Georgia Correia (coordenadora do serviço)
A tarde foi marcada por diálogo, acolhimento e construção coletiva de conhecimento, reafirmando o compromisso das equipes e dos educadoresra seociais com a promoção da saúde e o fortalecimento da adesão ao tratamento.ssoas




